5 feb 2007

Tu B'Shevat- O Ano Novo Judaico das Árvores




Não poderia deixar passar em branco esta data. Em meio a noticias e informes de constantes desmatamentos e processos de exploração predatória que acirraram-se nos últimos 150 anos junto às agressoes irrasciveis ao meio ambiente, algo visivel e salientado mesmo por ativistas e politicos conscientes da importância do meio ambiente e da imprescindibildaide desta para a sobrevivência da espécie humana, neste último sábado, Shabath, comemorou-se o Ano Novo das Árvores, Tu B'Shevat , em 14 de Shevat- importante data dentro da tradição judaica em que celebra-se a estação ,seguindo o calendario de soltiscio em Israel, na qual os primeiros brotos das árvores na Terra Santa emergem de seu sono invernal,e começam um novo ciclo de produção frutífera. E tal como deste o Renascimento Nacional,bosques tem sido plantados. Desertos se verdejando, cumprindo a mitzvot , lei, em que 'Não deve -se destruir árvores, senão plantá-las.'


Vide que na tradiçao judaica celebra-se o dia de Tu B'Shvat comendo frutas,especialmente "Os Sete Tipos"que são destacados na Torá em seu louvor à fartura da Terra Santa: trigo,cevada,uvas,figos,romãs,azeitonas e tâmaras.


Neste dia,lembramos que o "Homem é uma árvore do campo"-como está escrito no Devarim(Deuteronomio) 20:19, refletimos sobre as lições que podemos extrair de nossa análoga botânica. Somos árvores, vivendo duas vidas de uma só vez. Uma vida irrompendo do solo para este mundo. Onde, com toda nossa força, lutamos para nos elevar acima dele, aproveitar o sol e o orvalho, desesperados para não sermos arrancados pela fúria das tempestades, ou consumidos pelo incêndio.E há nossas raízes, profundas sob o solo, inabaláveis e serenas. Elas são nossos antigos ancestrais.


E nisto tudo está o dever nosso, como seres conscientes da nossa responsabilidade e conseqüências de atos, em cuidar e zelar pelo o que o Criador nos permitiu. A natureza serve a D-us através de nós. Portanto devemos dela extrair o necessário e garantir assim não somete a nossa existência, mas a variedade das próprias espécies e dos animais que destas necessitam para alimento e abrigo .E Sabemos que uma árvore brota a partir de uma semente; cresce,atinge a maturidade,dá frutos,e de suas sementes outras árvores crescem, frutificam-se, etc.Assim também é o ciclo da vida humana.


"Torá nos instrui a ser sensível a todas as coisas que nos rodeiam, incluindo as árvores.
é sensato defender florestas virgens, manter a natureza intocada como o Éden, condenar as empresas como cruéis e capitalistas, e sonhar com um mundo todo reciclado, sem desperdício. A Torá afirma que não devemos desperdiçar, nem ser destrutivos.E deve existirum ponto de equilíbrio que deve ser alcançado pelo homem. Usar e não desperdiçar*.

Shalom!!!



* A Torá é vida! E condena não apenas o desperdicio e o uso desmedido, mas por exemplo , como forma de zelar pela 'integridade ' de cada ser, no caso das árvores,das plantas, proibe-se o enxerto de Árvores.A mitsvá(mandamento) negativa nº 216 expande nosso relacionamento com as árvores. Esta proíbe enxertar árvores, plantando juntas as sementes de duas espécies diferentes, ou colocando suas raízes uma por cima da outra para que se fundam e produzam um híbrido, um terceiro tipo de árvore.Que colhamos bons frutos ,mas sobretudo que plantemos novas sementes e vigiemos os brotos que estão vingando.

1 comentario:

נחמיה יצחק dijo...

Fevereiro de 2009 e.c

5768

O Ano novo das árvores!

"En esta jornada rigen algunas leyes correspondientes a los días de fiesta,como la prohibición de ayunar y la de decir "tajanun" (pedidos de perdón) en los rezos matinales "Shajarit" y vespertinos "Minja".

Hay un significado simbólico en esta festividad: ' Pues el hombre es como el árbol del del campo', nos dice la Torá, y el tema de renovación y crecimiento es especialmente inspirador...

La Torá compara al hombre con un árbol, y al Tzadik (hombre justo y santo) con una floreciente palmera datilera.

En una interesante afirmación del Talmud, nuestros Sabios declaran que el Tzadik vive para la eternidad, ..."tal como su semilla está viva, así también él está vivo". ("Semilla" es utilizada en este caso, como concepto de descendencia, hijos, discípulos).

Al elegir la palabra "semilla" para esta comparación, nuestros Sabios nos transmiten las ideas e imágenes que surgen por sí mismas. Una de las ideas es el maravilloso proceso de crecimiento que transforma a una pequeña semilla en un múltiple agente reproductor de su especie, sea una espiga de granos, o en un árbol frutal.

Educar a un niño es como sembrar una semilla. Debemos nutrir "potenciales árboles frutales", que darán origen a generaciones de su misma especie. Es por ese motivo que debemos dedicar mucho tiempo y esfuerzo, para asegurarnos que "la semilla reciba la nutrición necesaria ", es decir "que nuestros hijos reciban una enseñanza pura, correcta y completa de Torá".

Otro pensamiento que el Talmud nos relata, utilizando la palabra "semilla", es acerca del cuidado que una joven planta requiere en el proceso de crecimiento, y en cómo el efecto de un poco de cuidado extra a una temprana edad, se multiplica en el producto final.

Por otra parte, si se practica una incisión en un árbol maduro, el corte no se esparce y el daño queda confinado al lugar donde se practicó el mismo, pero si se hace un pequeño corte en una semilla antes de ser plantada, ésta podría no prosperar en su crecimiento, o bien todo el árbol podría deformarse como resultado de la incisión.

Similarmente, si un hombre adulto debiera , bajo ciertas circunstancias, omitir el cumplimiento de alguna Mitzvá (precepto) -Di-s no lo permita-, podría suceder que el entrenamiento y el hábito arraigados desde temprana edad, eventualmente prevalecieran y volviera a un cumplimiento completo de las Mitzvot.

Como contrapunto de esto, si nuestra juventud crece solamente con el aporte de la cultura que cotidianamente nos circunda, se verá carenciada del cálido entusiasmo por una vida llevada a cabo de acuerdo a la Torá, "el árbol podría deformarse" debido a la marca efectuada en la "semilla".

No podemos dejar que esto suceda, nuestro objetivo debe basarse en que "el semillero" esté siempre lleno de "buenas semillas" que den paso a fuertes y nobles árboles, en una renovación constante, de acuerdo al cumplimiento de los sagrados preceptos de la Torá.