8 abr 2009

Birkat Hachamah,agora só daqui a outros 28 anos

e o mundo foi criado , e o sol, no quarto dia, a exatos 5769 anos...
Chag Sameach le Pessach!

A cada 28 anos, o sol retorna à mesma posição e no mesmo ponto da semana que ele ocupou no momento de sua criação – no início do quarto dia da criação. Uma bênção especial – chamada Birkat Hachamah, “a bênção do sol” - é recitada para marcar esta ocasião- ver Talmud, Tratado Berachot 59b.Do ponto de vista astronômico, nada de incomum acontecerá. De acordo com a tradição, o sol foi criado no momento do equinócio da primavera que coincidiu com o primeiro momento do quarto dia da criação. O sol, luz, planetas e estrelas não estarão alinhados de nenhuma forma especial. O arranjo dos corpos celestiais nem mesmo se parecerá com aquele em
que estavam no momento da criação. A Birkat Hachamah marca o momento em que o sol alcança uma posição específica (e não incomum) – a mesma em que ele ocupava no momento de sua criação – no mesmo momento da semana em que foi criado.

A existência de quase toda a vida da Terra é abastecida pela luz do sol. Toda manhã, infalivelmente, o sol se levanta no leste e nos banha com seus raios revitalizadores, fazendo a flora crescer e, através do processo de fotossíntese, fornecendo oxigênio para toda a fauna.Alguns chamariam este fenômeno de natureza. Nós nos reuniremos em 8 de Abril e declararemos o contrário:
“Abençoado és Tu, Senhor nosso D’us, Rei do universo, que restabelece a obra da criação”.

A bênção pode ser recitada desde que o sol possa ser visto, mesmo que não claramente, e mesmo que somente seu contorno seja visível através das nuvens.
Se o sol estiver totalmente obscurecido, então deveremos aguardar até logo antes do meio-dia, com a esperança de que talvez o sol apareça. Se isto não ocorrer, então, logo antes do meio-dia, a bênção pode ser recitada omitindo-se o nome de D´us (“Abençoado és Tu que restabelece a obra da criação”).

*De acordo com os cálculos astronômicos do Shmuel, sábio do século 3, a duração de um ano solar é de 365,25 dias, ou 52 semanas mais 1¼ dias. A conseqüência disto é que precisamente um ano depois da criação,l quando o sol retornou à sua posição original, isto seria 1¼ (um dia e seis horas) mais adiante na semana. Após dois
anos, seria de 2½ dias mais adiante na semana. Somente depois de 28 anos, o sol retornaria àquela posição no mesmo horário – no início do “quarto dia”, quarta-feira.


3 comentarios:

Anónimo dijo...

bom chaver!

Lily dijo...

Bonita foto!!!! tu tomaste las fotos? que lindas!!!!! soy lily :) estoy leyendo tu blog!

נחמיה יצחק dijo...

Sim, tudo isto é por aqui mesmo :)