16 jul 2009

CONIB PARTICIPA DA II CONAPIR

Foi realizada no final do mês passado, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília, a II CONAPIR (Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial). Sob a coordenação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (SEPPIR), a conferência teve como pilares temáticos: Saúde, Educação, Terra e Habitação, Trabalho e Renda, Segurança e Justiça, e Política Internacional.

Além de painéis e grupos de discussão, a conferência abordou os principais avanços nos últimos dois anos, desde a I CONAPIR. Proposições provenientes das conferências municipais e estaduais foram condensadas por um amplo trabalho de relatoria e explicitadas aos delegados. Este trabalho mobilizou mais de 20 mil pessoas por todo o país.

Cerca de 1500 participantes discutiram várias propostas no âmbito de políticas sociais e afirmativas referentes aos problemas ainda existentes nas relações étnico-raciais no Brasil.

Chefiada por Sergio Niskier (RJ), a delegação da CONIB se fez presente no evento com a participação de Diane Kuperman (RJ), Viviane Landwehr (DF), Claudia Grabois, Fabio Lispector (PE) e Izio Kowes (BA).

Para o representante da CONIB na II CONAPIR, Sergio Niskier, “Há necessidade de fato, de políticas públicas que corrijam esta distorção realmente muito grande na sociedade. Além dos afro-descendentes, existem situações muito complexas com os indígenas e ciganos”.

Um ponto negativo da II CONAPIR ficou por conta de desafios colocados por representantes palestinos à delegação da CONIB. “Diferentemente deles, seguimos nossas convicções pregando sempre, o discurso do respeito e da tolerância. Nós não importaremos o conflito do Oriente Médio para cá. Somos antes de mais nada brasileiros e essa conferência nos permite atuar como agentes para combater o problema da desigualdade racial do nosso país”, concluiu Niskier.

No hay comentarios.: