9 ago 2008

Terra Ignota

Duro é ser pobre e insultado
Nesta terra onde a seca assola,
onde transpor as fronteiras ,
Torna-se a cada dia mais difícil

Ah,terra prometida,
Que fosse em ti mesmo peregrino,
Mas que além deste rio estivesse
e não definhando neste deserto

Onde o que me doí mais
Não é a minha sede
E sim contemplar a terra tão querida
E jamais te-la ao meu alcance.

Amargor dos meus dias ,
O vento assopra
Mas não há descanso

Fatigam-me os dias
E percebo só o quanto estou distante.

Nos quais duro me é ser pobre e esquecido
Clamo de noite para os céus
Temendo o que virá no futuro

E clamo durante os dias
para que ao menos me surja algum alento
e vejo descer a aurora
mas o que me aguardará no novo dia?

Duro é ser pobre
Nesta terra em que apetecem os sentidos

Nesta terra onde a seca assola,
Nesta eira onde a lei não existe

A mingua qualquer pudor
e constante é a violaçao ao que é Direito
E acontece o esbulho ao dia e a noite.
Todos os dias.

Terra ignota

Terra ignota
De gente ignara.



Tisha B'Av

O exílio. Marca maior desta data do nono dia do mês Av (Tisha B'Av). Coincidência proposital do sentido pela qual a data de destruição do primeiro grande templo ocorre no mesmo dia , quase setecentos anos antes , que a destruição do segundo templo. O mesmo dia em que Bar Kochba derrotado institucionaliza o eterno exílio judaico. Não o exílio da autodeterminação , mas o exílio de que nos falam estas tristes coincidências.

Nessa data os judeus foram expulsos da Inglaterra e também da Espanha , o maior trauma medieval judaico. Data que inicia os pogroms , data em que se inicia a primeira guerra mundial e um destino macabro ao judaísmo do século XX.

Dia de jejum , de sentir o gosto de si mesmo - saliva repleta de gostos nunca mais sentidos , de uma infância questionável , de um futuro incerto.

Data do lançamento da primeira bomba atômica sobre seres humanos. Data de muitas outras coisas , coisas que talvez só você saiba , destes agostos das bruxas em que cai este dia. O nono mês de Av.





























QUEREM SABER DA CORRIDA A DISPUTA PELA PREFEITURA DO RIO 2008?


No hay comentarios.: