8 may 2008

Yom Hazikaron e Yom HaAtzmaut-Israel 60 anos


O dia 4 de Iyar, véspera do Dia da Independência, foi definido pelo Governo de Israel, em 1949, como o Dia de Recordação aos caídos nas batalhas para o estabelecimento do Estado de Israel em sua terra, em sua pátria, na Guerra da Independência e nas que a seguiram.

De acordo com a Lei, na noite do dia 4 de Iyar em Israel todos os locais de entretenimento ficam fechados. As bandeiras são abaixadas em todos os lugares públicos a meio mastro, velas de recordação são acesas em todos os edifícios públicos e sinagogas, as pessoas se reúnem nos cemitérios militares, e são realizados atos de recordação públicos. Desde 5725, o ato de abertura deste dia se realiza no Muro das Lamentações. Na oração da manhã, Shacharit, muitas sinagogas agregam uma oração especial por esta Recordação.Antes do meio-dia, se escuta em todo país um toque de sirene de dois minutos, e todos os habitantes de Israel para suas atividades e permanecem em pé, em silêncio.

Ao término de Yom Hazikaron, iniciam-se as comemorações de Yom HaAtzmaut, o Dia da Independência de Israel.O dia 4 de Iyar recorda para todos os caídos em todas as guerras que Israel teve que suportar com seus vizinhos paises árabes. Sempre em minoria, enfrentando exércitos grandes e numerosos, Israel lutou a Guerra da Independência (1948), do Sinai (1956), dos Seis Dias (1967), de Yom Kipur (1973), Operação Paz na Galiléia (1982), Intifada (1987), Guerra do Golfo (1991), Intifada de Al Aksa (2000-2002) e a Guerra do Líbano (2006).

Moderno Estado de Israel 60 anos de existencia!

Chai am Eretz Yisrael
Hatikva!!!

No hay comentarios.: