21 dic 2008

Declaração Latina contra o Racismo e a CONIB


Deveria ter divulgado antes, mas por falta de acessibilidade agora a nota não é mais inédita. Mas o assunto tem relevância : A Confederação Israelita do Brasil, representante oficial ishuv tupiniquim , avalia como um passo importante na luta pelos direitos humanos a declaração conjunta contra o racismo e a intolerância religiosa divulgada pelos presidentes da Argentina, Brasil e Venezuela no último dia 16. "Trata-se de uma atitude relevante na luta contra a discriminação e um exemplo a ser seguido por outras regiões do planeta", afirmou Claudio Lottenberg, presidente da CONIB.

No documento assinado durante reunião de Cúpula da América Latina e do Caribe, realizada na Bahia, os presidentes Cristina Kirchner, Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez declaram "sua mais enérgica condenação ao racismo, anti-semitismo, ao antiislamismo, à discriminação racial e a outras formas correlatas de intolerância" e renovam seu compromisso de continuar trabalhando pela proteção dos direitos humanos no âmbito nacional, regional e internacional.

Para Jack Terpins, presidente do Congresso Judaico Latino-Americano/CJL, “a assinatura desse documento é muito significativa, pois renova o compromisso de se continuar trabalhando em todos os níveis para fortalecer os mecanismos de promoção e proteção dos direitos humanos”.

Apesar de inúmeras colocações que tendem a insinuar um anti-sionismo na esquerda , aos que não têm informações, cabe ressaltar que duas semanas atrás a porta voz do Presidente da Republica Lula da Silva, Clara Ant (pertencente ao ishuv tal como André Singer relações publicas da presidência,o ministro da justiça Tarso Genro, da economia Guido Mantega ,O governador da Bahia Jacques Wagner, o ministro do meio ambiente Carlos Minc e dentre outros mais) este em contato com a (Federaçao Israelita de Pernambuco)- FIPE . Clara Ant então falou sobre sua função no Palácio do Planalto e sobre as relações entre o Governo e a comunidade judaica do Brasil.Em seguida visitou a Sinagoga Kahal Zur Israel, a Primeira Sinagoga das Américas onde foi recebida por Tânia Kaufman e Ivan Kelner.

Nesta visita Clara foi acompanhada pelo Presidente Estadual do PT local , Jorge Peres (coincidentemente também do Ishuv )e demais membros da FIPE como Amir Schvartz, Jacó Stambovsky, Ivan Kelner, Denys Sznejder e Fábio Lispector.

Infelizmente tambem por razoes ideologicas certos espaços só tendem a querer inventar um anti semitismo num governo que tem carinho pela comunidade judaica. E que tem membros importantes neste governo quanto no partido base do governo .

Nao cabe fazer apologia ao mesmo ,ate por que no caso relações comerciais Irã -Brasil cabe a todos nós não apenas alerta-lo sobre estes fins comerciais, mas de fazer valer os acordos que o proprio pais assina e defende, tampouco devemos cair no risco de partidarizar uma comunidade que por si sempre prezou pela discussão e aprofundamentos ideologicos para além do mero partidarismo e sectarismo politico. Mas uma ressalva : Isto serve de exemplo tanto quanto a ser da esquerda ou direita . E por assim, a verdade têm de ser dita e divulgada. Ou deveria.

Aproveito para aqui resumir uma sapiente frase do Talmude :"É a praga do convencimento"

chag sameach chanuka a todos!
-----------------
Mudando de assunto ,aproveito para uma dica ,lugar de vista 'obrigatória':

Sinagoga Kahal Zur Israel
Rua do Bom Jesus, 197, Recife-PE - Brasil.
Visitas turísticas: terça a sexta: 9h às 17hs dom:15h às 19hs
Telefone: (81)3224.8351

No hay comentarios.: