7 de jun. de 2011

A Importância da Língua Portuguesa no Mundo Globalizado

Ao contrário dos que muitos pensam, o mundo do novo milênio não será bilíngüe - língua nacional de cada país somada ao Inglês, mas ,sim, trilíngue ou quem sabe até multilingue, com uso de muitos idiomas..E a famosa globalização não ocorrerá somente em torno dos Estados Unidos, que chamamos de superpotência mundial, mas ainda de forma diversa, em torno de grupos econômicos diferentes, sejam regionais ou continentais, como é o caso do MERCOSUL e a União Européia


Um exemplo se dá com a importância do português. No Brasil já são quase 200 milhões de falantes de português. O que faz desse idioma o terceiro mais falado no mundo ocidental, ficando atrás apenas do Inglês e do Espanhol. É importante dizer que a Língua Portuguesa é importante não apenas para Portugal, mas também para todos os demais povos que integram a Comunidade dos Paises de Língua Portuguesa, dentre os quais o Brasil aparece como a nação mais importante, considerando o elevado número de falantes e sua projeção a nível mundial.


Na América do Sul, é candidato a segundo idioma de países de língua hispânica e virou referência nas relações comerciais do Mercosul.


Entre parceiros do Mercosul, é concreta a possibilidade de virar segunda língua oficial. O dado mais recente vem da Venezuela. O governo de Hugo Chávez decidiu incluir a língua portuguesa em 2009, no currículo oficial escolar, como disciplina opcional. A idéia é garantir a adoção da língua portuguesa como primeiro idioma estrangeiro no país.


Como no mundo globalizado há tendência à supranacionalidade, o ensino de língua portuguesa constitui um instrumento de política externa. Com a ampliação do comércio exterior brasileiro, tendência crescente dos últimos anos, o potencial de influência da variante brasileira do idioma só tende a crescer.


Refletir sobre este tema é, portanto, de extrema importância, uma vez que o idioma é o traço principal da união entre Brasil, Portugal e outros países falantes da Língua Portuguesa. A língua do poeta Luis de Camões se tornou de forma intensa, um elemento característico da nação brasileira e veículo de comunicação de uma das mais ferventes e genuínas culturas do mundo atual.


Não deve-se permitir que o moderno Mundo Virtual nos iluda com a imagem de um suposto império da Língua Inglesa. O seu uso no mundo de hoje não substitui de forma nenhuma a função essencial e primordial de fortes línguas nacionais, como é o caso da rica e maravilhosa Língua Portuguesa. É importante cada vez mais a valorização e defesa da língua materna. Afinal preservá-la denota muito mais do que somente zelar pelo falar de um povo, significa defender o que há de mais precioso de uma nação: identidade, costumes, história e até mesmo o futuro.


Armando Aguiar kmkzu2@yahoo.com.br


Vocabulário:


Zelar- cuidar


Ensino- enseñanza


Refletir- pensar a respeito

No hay comentarios.: