8 abr 2009

Pessach 5769



MENSAGEM DE PESSACH DA CONIB

Estamos às vésperas de Pessach, a Festa da Liberdade, quando comemoramos a saída da escravidão - do Egito dos faraós. Ao redor do planeta, as comunidades judaicas vão recordar a libertação do povo de Israel e sua passagem ao longo de 40 anos, pelo deserto, até chegar à Terra Santa. A comemoração relembra e reforça nosso compromisso com a liberdade e com a democracia.

E, neste início de século 21, o respeito às liberdades individuais desponta como um valor cada vez mais relevante, mas infelizmente ainda questionado por alguns que rejeitam os avanços democráticos, que se verificam em diversas partes do planeta. Aproveitamos a ocasião para desejar a todos um Feliz Pessach e para relembrar a importância do compromisso com a construção da democracia e da liberdade em todo o mundo.

Chag Pessach Sameach!

Claudio Lottenberg
Presidente da Confederação Israelita do Brasil

4 comentarios:

Anónimo dijo...

pessach sameach meu caro

erlon

Anónimo dijo...

Chag Sameach Armando

Ju.

beijos :)

Magalice dijo...

Armando,
Não entendo muito bem as coisas que você escreve. Acho que, para entendê-las, precisaria ler tudo do início ao fim, e talvez nem assim fosse compatível para minha compreensão... rsrs
Mas bem, apesar disso, admiro e acho linda esse seu apego por suas raízes. É uma inspiração para todos nós, que vivemos não alienados de nossa própria história.
Beijim!!!

נחמיה יצחק dijo...

Alice, como ja escutei: Um povo sem história é um povo sem coração.Porem devemos nos ater que nem sempre nos permitem contar a nossa história.E aqui Pessach é uma festividade judaica, mas de libertação, libertação esta para todos os povos e nações!